domingo, 5 de maio de 2013

No Verde Minho... em Viana do Castelo

Desta vez, a minha viagem levou-me à linda cidade de Viana do Castelo.
Nos primeiros dias de maio as portas e janelas estavam guarnecidas com ramos de delicados maios amarelos. Diz o povo que é para proteger contra as forças do mal... nada de bruxas nem maus olhados! É engraçado ver como as tradições se mantém e até mesmo as pessoas mais jovens repetem os gestos dos seus avós. Gostei de ver!
Mas voltando ao que me levou a Viana do Castelo...
Fui lá porque fui convidado pela Íris Inclusiva , uma jovem e dinâmica Associação a trabalhar com pessoas com deficiência visual. A Isabel Barciela, que lá trabalha, desdobrou-se em cuidados para nos dar as boas vindas e nos acompanhar ao longo de dois dias intensos e muito produtivos. Obrigada Isabel! Foram dois dias muito bem passados! Diverti-me imenso ao conhecer muitos meninos e meninas a frequentar as escolas:
EB 2e3 Dr.Pedro Barbosa
EB1 da Abelheira
EB/S de Arga e Lima...


E ainda houve tempo para uma sessão na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Aí tivemos uma conversa de adultos. Mas tive o privilégio de conhecer melhor uma menina de quem agora sou amigo: a Marta. Ela agarrou em mim, na minha versão Braille e "devorou-me" mal me tocou. Ela até me pintou, usando um dos meus desenhos em alto relevo. Foi muito emocionante perceber que, afinal, há quem goste mesmo de me pegar ao colo.
E por falar em colo... a minha versão 3D foi um sucesso. Eu e a Rita andámos de mão em mão por onde passámos. Alguns meninos mais pequenos olhavam para nós com curiosidade, outros exploraram o nosso cabelo e a nossa roupa... e houve uma menina que teve medo de nós. Pois... os nossos olhos são grandes e expressivos e por vezes assustamos, mas não o fazemos por mal. A minha mãe Tânia diz que os nossos olhos servem para despertar consciências. Penso que em Viana do Castelo isso também terá acontecido. Os professores e os "meninos da 3ª idade" - foi assim que alguém chamou aos alunos do 12ª ano da EB/S de Arga e Lima - mostraram vontade de se juntarem ao Projeto PLIP - parece que também ali vou ter "irmãos multiformato". :-)! Estou ansioso por conhecê-los. Fico à espera de novidades. Para já um beijinho aos meus novos amigos e até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário