quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Príncipes e Princesas

Há tempos visitei "O Lugar dos Príncipes", uma escolinha simpática, com meninos espertalhões e uma professora maravilhosa.
Cheguei lá um pouco receoso. Não imaginava o que me esperava. Um grupinho de príncipes e princesas, sentadinhos no chão, à espera do momento da leitura. Que bem comportados que eles são!
Quando me apresentei pensei... como irão eles compreender quem eu sou!?... têm 4 e 5 anos... e eu sou um livro para crescidos.

Como estava enganado!
Bebiam cada palavra que ouviam, mastigavam cada colherada de emoção com um sorriso no olhar. E quando a minha mãe perguntou "por que será que o menino tem os dedos tristes?" uma cara descarada respondeu... "porque é cego!"
E fez-se magia... depressa tudo mudou!
Todos falavam ao mesmo tempo, batiam-se para me explorar nas minhas muitas formas. E com cada minuto que passava percebia que aquele momento tinha começado muito antes de eu chegar. Uma mãe tinha me visto como um novo "amiguinho" para o seu filho; uma professora tinha me agarrado como argumento para mais uma "lição".
E quando eu voltei para casa é que o mais interessante aconteceu.
Parte de mim ficou para trás... e a minha existência passou a fazer ainda mais sentido.

Os meus novos amigos empenharam-se a fundo: pesquisaram na net, experimentaram novas formas de sentir e colorir o mundo e perceberam que há outros meninos para quem nada é impossível... assim haja pincéis e tintas das cores do arco-íris.
Obrigada amiguinhos, obrigada professorinha, obrigada mãezinha...
Hoje vou dormir mais feliz!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Transformações

Tenho andado caladito. Está frio... faz chuva e vento. O inverno está intenso.
Mas até gosto do inverno!
É aquele tempo que nos obriga a parar, a ficar quietinho no nosso canto, quem sabe se em "hibernação" para surgir numa manhã de primavera, com um gota de orvalho sobre a cabeça.
É isso! Hiberno!
Sinto-me como aquele bolbo de tulipa que se mantém quentinho no escurinho da terra para voltar a dar nas vistas com uma corola colorida e alegre, numa manhã de sol.
Mas conto-vos mais... a minha terra é meiga e terna. Ando nas mãos de criadores amigos que me afagam, compreendem e me transformam. Em breve voltarão a ver-me. A corrupiar no ar num passo de dança, a passar de mão em mão, em jeito de jogo, a conversar com grandes e pequenos em espaços em que não me esperam. Fiquem atentos! Nesses dias a minha alegria vai transbordar e o mundo vai ficar ainda mais lindo... não porque eu existo, mas porque gente linda faz de mim um menino de olhos felizes.